Oscar 2008


Uma cerimônia relativamente previsível foi a entrega dos prêmios da Academia nesse domingo, dia 24 de fevereiro de 2008. Com a greve dos roteiristas solucionada a tempo, a maior festa do cinema ocorreu com a mesma poupa de sempre. E, como de costume (mais precisamente de alguns anos pra cá), a cerimônia não perdeu tempo com enrolações. O anúncio dos vencedores foi dinâmico e os vídeos de algumas premiações anteriores celebraram os anos de história do evento.

Nada menos que esperado, Onde Os Fracos Não Tem Vez levou os principais prêmios da noite. Incluindo, Melhor Filme, Diretor(es), Ator Coadjuvante e Roteiro Adaptado. Sangue Negro ameaçou mas não teve força suficiente para intimidar o filme dos irmãos Coen. Pelo menos, levou para casa o Oscar de Melhor Ator e Fotografia.

O momento mais emocionante, sem dúvida, foi quando Marion Cotillard subiu ao palco do Kodac Theater. Mais do que merecido, a atriz que incorporou o espírito de Edith Piaf na tela não podia ser esquecida pela Academia. Porém, a dúvida para quem ia o prêmio surgiu com a indicação de Julie Christie. O seu papel tendia a agradar mais os votantes. Felizmente, o desempenho imbatível da francesa foi honrado.

Conduta de Risco entrou como o azarão, conseguiu surpreender com a entrega do “homem dourado” para Tilda Swinton, ótima atriz de longas menos populares. A animação Ratatouille comprovou seu sucesso de critica ao vencer o francês Persépolis. Juno teve seu roteiro premiado como o esperado e Sweeney Todd só garantiu uma categoria em Direção de Arte. A única que concorria como favorito.

Piaf – Um Hino ao Amor ainda levou Maquiagem e Elizabeth – A Era de Ouro apareceu impressionando com seu Oscar de Melhor Figurino. A canção favorita de Once foi agraciada. A esperada vitória de Transformers nos quesitos técnicos como Som e Efeitos Visuais não aconteceu e O Ultimato Borne venceu nas três modalidades que concorria: Montagem, Edição de Som e Mixagem. A Bússola de Ouro levou Efeitos Visuais.

O drama que venceu o Globo de Ouro, Desejo e Reparação, figurou apenas como Melhor Trilha Sonora.

No total, foi uma premiação sem polêmica e mais justa que as de alguns anos atrás. A quantidade de produções acima da média fizeram com que qualquer escolhido dentro das categorias fosse uma boa escolha. Ainda assim, aqueles que disparavam como os favoritos venceram e poucas surpresas surgiram. Até o ano que vem!

0 comentários:

Postar um comentário