CinemaX: 4 anos

O CinemaX está de aniversário. Em março, o blog completa quatro anos em atividade. Durante esse tempo, ocupou-se de publicar críticas sobre os filmes mais recentes e buscar desenvolver o senso crítico de seus leitores.

A primeira casa do CinemaX foi um site hospedado no programa GooglePages, que ficou em funcionamento durante 2006 e 2007. No primeiro ano foram realizadas 24 postagens e no segundo o número subiu para 70. O endereço ainda está ativo, basta clicar no link para conferir a origem do primeiro CinemaX. De lá para cá, uma evolução. Ainda bem.


Esse primeiro projeto contava também com as sessões “Lançamentos em DVD” (resenha dos principais filmes do mês a chegarem nas locadoras), “Boletim dos Filmes” (lista mensal de todos os longas assistidos com sua devida ficha técnica e nota) e “Notícias de Cinema” (matérias jornalísticas sobre as novidades que em breve entrariam em cartaz).

Conforme algumas limitações (número restrito de postagens, interface complicada, endereço extenso), o CinemaX foi transferido para o Blogger e uma nova etapa iniciou. O “ambiente” possibilitava a realização de enquetes, envio de feeds, comentários dos leitores, contagem dos acessos e um layout mais organizado. Nesse formato, o blog seguiu por mais dois anos (2008 e 2009) e publicou - até o momento - 179 críticas.

Quatro anos depois da primeira publicação, o CinemaX comemora a data mudando o seu layout para um visual clean e moderno. Há pouco tempo, o blog tinha recebido um logotipo, agora conta também com uma identidade visual, marcada pelo azul, vermelho e branco.

Aproveitando o espaço de comemoração, quero agradecer aos leitores que acessam diariamente o blog e me dão motivo para seguir publicando. Peço que sigam comentando os posts. O espaço de discussão é aberto para todos que querem conversar sobre cinema. É com muita satisfação que vejo os comentários de publicações como “Sem Medo de Morrer”, nos quais foram travadas várias hipóteses para o final do filme.

Também não poderia deixar de citar algumas pessoas que me ajudaram na elaboração do CinemaX: primeiramente, à professora Raquel Recuero, uma grande incentivadora de projetos acadêmicos voltados ao jornalismo digital, à Gabriela Zago que me auxiliou no comando das ferramentas do GooglePages e, por fim, ao meu colega e amigo Marcos Leivas, que na época tinha um blog de crônicas bastante acessado (“Palavra de Guri”) e que me deu o empurrão que faltava para criar o meu.

Obrigado à todos e bons filmes.

Max Cirne

7 comentários:

pirs disse...

Não tinha visto esse layout atual, tá muito bom! Bem melhor do que aquele com fundo preto, na minha opinião.

Gabriela Zago disse...

Parabéns pelos 4 anos de sucesso com o blog! :)

(Também não tinha visto ainda o layout atual. Ficou melhor para ler.)

Marcos Leivas disse...

Mazááá! Parabéns, meu amigo! Mais do que nunca sei que fazes este trabalho com o coração de quem ama o que faz. Tens prazer no que fazes e, como bem sabes, o "Toninho" já falava em anos anteriores, ainda na UCPel, "Tens que ter prazer, TESÃO, naquilo que fazes". E tu tens. Parabéns! Que muitos outros quatro anos venham pela frente. E, claro, que eu possa estar por perto para te aplaudir - e te dar aquele incentivo! :]

Um abração!

Marcos.


p.s.: Devo-te um presente, um churrasco e uma janta. Vou começar a pagar pelo 1° que está bem guardado desde o dia da junção típica de verão no teu Pub-Quarto! ;)

Guilherme Kaster disse...

É Max! Meus parabéns pelos 4 anos do blog! Fico muito feliz em te ver fazendo o que gostas. E fazendo bem feito, o que é essencial.

Realmente, esse novo layout está bem melhor.

Abração

Pedro Villar disse...

Quatro anos? Já!?
Credo! To velho mesmo.
Congratulations então my friend Continue com os filmes e com a cerveja!
Abraço.

MaxCirne disse...

Valeu, meus amigos pela força.
A opinião de vocês é fundamental.
Sigam acessando o CinemaX.
Bons filmes.
abraço

jpallemand disse...

Vale comentário alguns meses atrasado????
hehehehhehe
Nossa, quatro anos é tempo hein!?!?
Quanta dedicação pra este blog! Vendo tudo que já produziste de críticas e o tanto de filmes que já assististe (afinal não estão todos aqui) dá pra perceber o quanto tu AMA cinema. Como se a gente não soubesse já, hehehe. Mas enfim, assim o MUNDO todo sabe também, rsrsrs.

Abração, parabéns!!!
PS: este layout tá báárbaro, de muito bom gosto :)

Postar um comentário